sábado, 10 de março de 2012

Quebrando tabus - 1° ato


1- Quem não dá assistência perde pra concorrência.

Esse é um dos maiores clichês da face da terra.

Incrível como uma frasezinha formada influência tantas pessoas assim. Essa em especial vem me chamando a atenção, é uma frase antiga mas que nunca perde seu espaço nas redes de relacionamento da internet e nas conversas em mesas de bar. Esses clichêzinhos já viraram dica de vida de muitas pessoas. Usa-las para cutucar o namorado no facebook então, nem se fala.

Quando leio uma frase que não conheço, procuro pensar na essência dela, se o que ela está propondo é algo que faz sentido e se a frase não é tendenciosa ou preconceituosa. Acho que as pessoas deveriam fazer o mesmo pra não acabarem se deixando influenciar por algo tão vago como uma frase.

Vamos sintetizar a frase pra eu chegar aonde eu quero.

"Quem não dá assistência perde pra concorrência."

Ráaaaa, olha só! Somos robôs agora! Fico pensando, uma pessoa que concorda com isso, acha que é quem pra ser merecedora de "assistência" integral? Sentir-se carente é a condição pra "fila andar"? Talvez seja por isso que namorar hoje em dia é tão difícil.

Ai vai um recado pra você discípula do "quem nao dá assistência bla bla bla" .É preciso entender duas coisas.

Primeira: As pessoas têm vida, têm amigos e outros entes queridos além de você. Logo, nossa atenção não é centralizada em uma só pessoa. Temos que dar atenção pra pai, mãe, parentes e amigos além de você. E a verdade dói mas é sempre mais honesta: Você não é mais importante que nenhuma das pessoas citadas. Exclusividade é uma virtude, não uma obrigação. Namorado ou namorada são tão importantes quanto um amigo. A diferença é que o amigo não te abandona se você, por algum motivo, deixa de dar atenção a ele por um tempo. (Sem generalizar, é claro)

Segunda: Além de dividir atenção, temos de dividir nosso tempo. As pessoas trabalham, estudam, enfim... Ás vezes a vida do cara entra em um período tão turbulento que ele acaba tendo tempo só pra ele mesmo. É aquela fase transitória que o cara some pra crescer na vida e credibilizar o currículo pra depois viver sem transtornos. Ou simplesmente o serviço está na velocidade da luz, hora extra, plantões, a faculdade começa a sufocar... E aí, claro, a atenção que ele tinha pra gastar com você, naturalmente, diminui. E você, o que faz? ao invés de ser compreensiva ou chamar o cara pra uma conversa e falar o que ta sentindo pra esclarecer tudo, troca o cara pelo primeiro bobão que te enche de mimos.

Entenda, não é o cara que mudou, é a vida, a situação dele que mudou.

Mulher trai por dois motivos: Vingança ou falta de atenção. Isso tem que mudar. Cada caso é um caso, mas o que eu quero dizer é:

Imagina se fossemos levar essa frase ao pé da letra? Imagina se fossemos trocar a pessoa que amamos porque ele deixou de te dar algo que você sempre valorizou? Procuraríamos sexo na rua quando ela deixar faltar sexo em casa,  procuraríamos uma pessoa mais compreensiva na rua quando ela falar pra gente parar de fumar, parar de beber, parar de jogar bola e procuraríamos uma pessoa mais calma na rua quando ela, por motivo de TPM maior, ficar grossa.

É assim que vai ser? Preencheremos na rua todo vazio que foi deixado em casa? O ser humano não é regular, ele acomoda, o humor dele muda, a disposição dele varia e isso acontece sem que ele perceba. E se percebe, não tem controle sobre isso pois é algo instintivo, é da natureza humana.

Portanto é hora de se desapegar dessa filosofia extremista e ignorante de uma vez por todas.

______________________________________________________________________________

consulte, indague, questione, elogie, critique em terapiadooraculo@gmail.com

10 comentários:

  1. Oráculo,
    Concordo com você, mas já vivi uma situação extrema: morei com um cara que fechava a cara por qualquer motivo e ficava longos períodos mudo. Longos períodos = DIAS, não horas. Não queria conversar, não queria discutir relação, não dizia o que o incomodava, só ficava mudo por dias a fio. E eram sempre motivos banais: eu disse uma coisa que ele interpretou errado, eu não quis ir a algum lugar, coloquei uma roupa de que ele não gostou... Só sei que, com isso, o distanciamento foi inevitável, como foi inevitável lembrar da frase que inicia seu post. Percebi que as pessoas estão em constante mudança e um casal precisa mudar junto; longos períodos de afastamento, seja ele físico, emocional ou mental, fazem com que a gente não reconheça mais aquela pessoa. Sabe quando a gente conhece um bebê e depois não o reconhece quando o encontra só aos 5 anos? Foi o que aconteceu comigo: me sentia carente e ao lado de um estranho. Relacionamento é sempre um balé muito complicado; difícil acertar o passo, mas quando a gente consegue é um espetáculo! Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Você está corretíssima em tudo que disse, Marta.

    Pra um relacionamento dar certo, em suma, é preciso encontrar uma pessoa que tenha qualidades que você estima e defeitos que você possa conviver, lidar, suportar. Não podemos colocar uma forma redonda em uma pessoa quadrada. Ao que me parece, foi o que aconteceu ai. O cara ficou aflito por ver uma pessoa que ele tem afeto, não se comportar exatamente da maneira que ele gostaria. Se ele ficou calado, ou é um rapaz imaturo que se fechou pra ver se conseguia fazer com que você cedesse às vontades dele ou ele se fechou pois sabia que estava errado e não teria razão em começar uma discussão, ai já é problema dele, se o cara não consegue conviver com isso que termine o relacionamento, ficar emburrado é uma coisa bem prematura.

    No caso, me parece que você buscou uma conversa por diversas vezes e o cara recusou ou não se expressou o suficiente pra que vocês chegassem a um consenso. Aí não tem jeito né, você ao menos pode dizer que tentou!

    Inclusive esse seu relato me inspirou a fazer um novo post sobre isso quando eu tiver mais tempo. Tive uma namorada exatamente assim. Ficava de cara emburrada e queria que eu desvendasse o motivo do melindre... francamente né...

    Grande beijo do Oráculo!

    ResponderExcluir
  3. Oráculo,
    Isso é mesmo um post legal, porque tem muita gente que não se dá conta do quanto isso prejudica uma relação.
    Eu tenho uma amiga que emburra como essa sua namorada, também. O marido dela reclamava, mas só depois que eu lhe expliquei direitinho como o meu casamento acabou foi que ela se tocou...
    E o meu ex é uma pessoa muito complicada, mesmo. Gostava demais de mim, mas era desse jeito mesmo que vc descreveu, teria que ser como ele queria. Pena que não deu certo, porque de resto era uma pessoa excelente. Mas pelo visto continua igual, porque isso aconteceu vários anos atrás e ele nunca mais casou com ninguém...
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog. É bacana e vou acompanha - lo.
    Mas vou discordar de você em alguns pontos. O 1º ponto é o da contextualidade. Porque uma mulher diria " Ei, cuidado, você está vacilando, pode perder a preferência " ?
    As mulheres de hoje ( praticamente todas, de todas as faixas etárias, é só uma questão de observa - las) estão impregnadas de uma cultura fútil e egóica, onde tudo deve convergir para o seu prazer imediato. Vide fenomênos como Facebook, Orkut e afins, um cenário perfeito para exibicionismos e inflação de egos.
    2º Muito comum no início de um relacionamento, ou em relacionamentos mais duradouros, que já duram anos e apresentam certo desgaste, este comportamento se dá por alguns motivos que poucos homens percebem. Falarei apenas sobre os casos que ocorrem em início de relacionamento, e estamos falando aqui de mulheres jovens e bonitas.
    _ Você é um homem comum. Como você há vários, talvez você até tenha um determinado destaque, mas existem, no circulo social dela, vários iguais á você.
    _ Ela é assediada constantemente. Existem milhares de homens carentes implorando por migalhas de atenção. Sendo assim, será apenas uma questão de tempo até que ela te troque. Só o que ela precisa é de alguém com maior status que você lhe dando bola.
    _ Se ela já te deu indicações claras de carência e implicancias imbecis sem sentido com teu jeito, teu comportamento, tuas limitações físicas e financeiras, ela provavelmente já te traiu, ou está prestes a faze - lo. Ela já tem alguém na mira, igual á você ( porém é novidade ) ou superior, na cabeça dela.
    _ Ela é uma mulher promíscua e está habituada á este comportamento. Mulheres assim, nunca valorizam homens por si mesmos, mas sim o que eles podem lhes oferecer num contexto exibicionista ( Hoje praticamente todas estão assim ).
    O que seria um homem superior? Vamos lá, em escala, do menor atributo para o mais sonhado por todas :
    Bonito
    Bonito + bombado
    Bonito + bombado + estável financeiramente
    Bonito + bombado + rico + cafajeste
    Bonito + bombado + rico + cafajeste + famoso ( Príncipe Encantado )
    Esta é a escala. Não vou destrinchar um á um pra não me estender demais. Claro, faltam maiores detalhamentos e fui superficial em alguns pontos, mas basicamente é isto.
    Quer entender mais sobre comportamento feminino ? Leia Nessaham Alita.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Sanctus, obrigado pelo comentário e atenção. Entendo o seu posicionamento mas julguei um tanto radical da sua parte, eu vejo da seguinte forma:

    Com relação ao 1° ponto, com certeza o cara iria se indignar caso ouvisse isso da boca de sua mulher mas existem várias maneiras de atenuar esse questionamento. Por exemplo:

    "Você está um tanto distante, meio apático comigo. Sinto falta do seus agrados, do seu carinho, o que aconteceu?"

    Esse é a primeira dica, e pra bom entendedor basta. Comodismo não é algo consciente, acontece sem a gente ver, por isso é muito válido esse toque. É muito difícil pra uma pessoa que nunca namorou por muito tempo, ou entrou em um relacionamento pela primeira vez ter o cuidado de não se acomodar na relação. Uma pessoa que não teve uma experiência de relacionamento mais aprofundada geralmente não tem esse tato.

    O segundo toque, pode ser uma cutucada mais forte, uma conversa mais franca, algo como:

    "Sabe o que eu acho? Você está acomodado, uma das coisas que me fez manter uma relação com você foi a exclusividade, a atenção e o carinho com que você me tratava e agora eu nao vejo mais isso, a gente já conversou sobre isso, todavia, a situação continua a mesma, assim fica difícil...."

    O terceiro aviso não existe, o problema foi esclarecido agora a mudança de posicionamento cabe à pessoa.

    .........

    Quanto ao 2° ponto colocado por você, concordo em tudo que disse mas tem algo que pesa em favor do cara também:

    -Tudo isso que acontece com ela, acontece com o cara também. (a nao ser que o cara nao tenha nenhum atrativo) Às vezes a falta de atenção do cara pode nao ser culpa dele (comodismo) e sim culpa dela. Implicância com coisas desnecessárias, falta de interação sexual, enfim... tudo isso tende a implicar em uma mudança de postura do cara também. Por isso a importância da conversa.

    -Ela está com uma pessoa que gosta, que ela conhece os defeitos, as qualidades, as ambições, enfim... É uma pessoa que ela já criou um laço e depositou uma confiança, é algo sólido. A situação de lidar com tentações faz parte do namoro, se não há determinação em se relacionar com uma só pessoa, melhor nem namorar.

    A frase que eu atribuo a condição de clichê atinge justamente essas mulheres superficiais que você citou, não me dou bem com essa ideia feminina de que "o mais forte tende a tomar o lugar do mais fraco", soa muito primitivo pra mim. Por isso fiz esse post, para repassar a ideia de que o valor do relacionamento está no bom convívio e no "magnetismo" do casal.

    Obrigado pela sugestão do livro, anotei e quando tiver tempo vou dar uma lida, me interesso sobre esses assuntos.

    abraço do oráculo

    ResponderExcluir
  7. Caro Oráculo, é uma satisfação debater com um homem de bem idéias relacionadas ao comportamento em geral.
    Mas creio que estamos falando de situações diferentes. Reli novamente o teu texto e tua resposta ao meu comentário e conclui que você se refere á um comportamento de cobrança dentro de um relacionamento já estabelecido, onde o casal já tem certa vivência, já estão a um bom tempo juntos. Portanto é aquela fase pós conquista, onde acontece sim um acomodamento do casal. Os motivos pelo qual se dá, é indiferente á esta discussão.
    A situação á qual me refiro é da pré conquista até a consolidação da mesma. Do flerte até o envolvimento emocional da mulher ao homem, que se dá após o início das relações sexuais entre os mesmos. Claro, o grau de entrega e submissão ( consentida, o elegendo como seu homem) da mulher se dará de acordo com vários fatores, além do sexo.
    É comum a mulher reclamar da falta de atenção, mas não é comum, e nem deve ser levada como normal a atitude de ameaça “abre concorrência e perde a preferência”.
    Quando uma mulher pede mais atenção ao homem, ela não está dizendo ao mesmo para que passe mais tempo com ela. Ela não quer mais tempo juntos. Isto já ocorre. Ela quer é emoção, aventura, adrenalina, sair de uma rotina que a está cansando e não lhe interessa viver isto. E mulheres se cansam rápido, muito rápido.
    Deste ponto então tiramos duas conclusões: ou você será trocado o quanto antes, já que o nível de apego á você é baixo, ela não te vê como alguém difícil de encontrar e nem desafiador, ou ela o vê desta forma, como um homem mais raro e difícil, e lhe enviará sinais para que você os interprete ou sofra jogos emocionais infernizantes.
    Não creio estar sendo radical. Esta é uma métrica muito comum com mulheres jovens, de seus 18 aos 25 +/-.
    É claro que isto também pode acontecer com o homem, de ele se sentir acomodado em função da mulher ou percebe – la acomodada na relação, não demonstrando iniciativa e entrando em espiral de descuidos.
    Isto diz muito sobre a mulher, mas devemos nos atentar ao seguinte: quando isto acontece o principal determinante é que você se tornou previsível, não é mais um desafio, ela sabe tudo sobre você e está cansada de mais do mesmo. O quê devemos fazer então? Renovar-nos. Afastar-nos gradualmente, de forma premeditada, aguçando a curiosidade, fazendo - a sentir que está nos perdendo, criando um cenário de dúvidas com relação ao nosso interesse em manter tal relacionamento, a forçando á se levantar da inércia.
    Homens querem um relacionamento estável, onde a mulher está sempre atraente e disposta. A mulher quer um relacionamento com um cenário emocional instável, quente e frio, donde pode tirar seus nutrientes egóicos.
    O homem deve sempre conduzir o relacionamento. E portanto deve saber onde atingir, como atingir e porque atingir os pontos certos da mulher. Infelizmente este é o quadro dos relacionamentos. Impossível fugir desta responsabilidade sem sofrer cobranças infernais e sofrer joguinhos desestabilizantes.
    Esta é a minha opinião.
    Os livros você pode achar no 4shared, é só baixar e boa leitura.
    Abraço meu caro.

    ResponderExcluir
  8. Pois saiba que a satisfação é recíproca.

    Agora sim chegamos a um consenso. Agora é claro pra mim que a sua argumentação se refere a uma situação um pouco diferente desta apresentada no blog, por isso julguei um tanto radical. Porque, ao meu ver, a partir do momento que o namoro começa, esse joguinho de ousadia anda em conjunto com o sentimento, por isso o carinho, o zelo e paparicação começam a dividir lugar com essa necessidade de conquista da mulher que foi muito bem explanada por você.

    Foi muito agregador pra mim ler o que você escreveu. São coisas que a gente até percebe mas precisa que alguém verbalize o pensamento pra que nos desperte uma noção mais transparente do assunto e foi isso que você fez, é essa a importância do Blog e do debate. Que apareçam mais leitores assim! A propósito, você tem Blog?

    grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. Meu caro Oraculo, que bom que nos entendemos sem a necessidade de uma guerra. rsrsrs
    Agradeço por apreciar meu ponto de vista e saber que contribui para lhe dar alguma informação pertinente. O mesmo se deu com seu texto em relação á mim, por tal motivo resolvi comentar minha opinião. Me deu uma outra perspectiva, me fez rever, consultar meu check list interno sobre este assunto, o dos longos relacionamentos.
    Parabéns novamente.
    Não tenho blog. Já tive, mas exclui por motivos que aqui não cabe dizer. A blogosfera é meio complicada, rsrsrs. Mas um dos blogs do qual já participei a algum tempo e que trata de assuntos pertinentes ao desenvolvimento comportamental e que gostaria de lhe indicar, caso queira, óbvio, é este:
    http://www.reflexoesmasculinas.com.br/
    Tenho todo o material de Nessahan Alita em minha máquina, e lhe asseguro, se achou que eu agreguei algum conhecimento, mesmo que parco porque o foi, com certeza, esta leitura mudará o teu olhar sobre muita coisa. Mudou, de forma radical, o meu olhar sobre determinados perfis comportamentais, porque como você bem observou, determinados pensamentos ou instintos nossos, quando verbalizados, chocam.
    Posso lhe enviar por email, caso queira.
    Abraço meu caro!

    ResponderExcluir
  10. agradeço a sua benevolência e boa vontade. Dei uma passada rápida pelo blog pra ver do que se tratava e fiquei muito satisfeito com a forma com que os assuntos são discorridos, com certeza terá lugar nos meus favoritos.

    eu ficaria muito grato se enviasse esse material para o email do Blog: terapiadooraculo@gmail.com

    grande abraço

    ResponderExcluir