quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Porque homem é tão infantil e mulher é tão crítica?



Desde cedo fomos ensinados, por questões culturais e pseudo-científicas, que as mulheres amadurecem mais rápido que os homens e que nós,  bipedes mamíferos do sexo masculino , somos eternos imaturos. Grosso modo, a típica frase "homem é tudo palhaço" já proferida pela boca feminina tantas vezes, caracteriza bem o clichê "homem não cresce".  Vejo por outro lado. Pode ser mais psicológico do que científico.
Há um fragmento no estudo de teorias psicanalíticas de Freud que tenta explicar os mecanismos de defesa do ser humano. Um deles é o de regressão, no que consiste em  agir de forma imatura e regressar à comportamentos característicos da fase de desenvolvimento pelo qual a pessoa já passou. Contudo, é necessário ter conhecimento de que o "mecanismo de defesa" em questão é o instinto do nosso plano de expressão ,ou seja, é a forma com que nosso subconsciente se manifesta na tentativa de preencher vazios. Quando um homem sai do banheiro pelado e balança o pinto pra namorada, por exemplo,  não é sinal de infantilidade. Se fosse uma criança balançando o pinto não haveria espanto algum. E é isso que o homem quer. Se manter livre de repressões e cobranças. Talvez o homem se sinta tao pressionado em ser responsável no trabalho e em demonstrar autoridade hierárquica em casa para que seus filhos sejam tão responsáveis como ele, que a "infantilidade" é a válvula de escape que o subconsciente dele encontrou pra esquecer, nem que seja por breves momentos, a responsabilidade que está sempre se preocupando em demonstrar, já que uma criança não tem que sustentar responsabilidade alguma. Portanto, comportamentos imaturos em homens, sob essa óptica, passam a ser perfeitamente explicáveis. É tudo culpa do subconsciente!
As mulheres, por sua vez, possuem outro tipo de mecanismo de defesa marcante. Não o de regressão, mas sim o de projeção. Que é o fato de atribuir idéias e tendências à pessoas pelo simples fatos de não poderem ser admitidas como suas. Em suma, projeta em terceiros seus sentimentos reprimidos. Uma mulher falsa, por exemplo, tende a ofender outra pessoa chamando-a de falsa. Também nao é culpa da mulher em si! Tudo culpa do subconsciente característico nas mulheres.
E quando dizem que Freud explica, explica mesmo. Talvez tal discernimento justificasse a imaturidade dos homens e a predisposição crítica das mulheres.

Atenciosamente, Oráculo.

_________________________________________________________________________________


mande sua pergunta para: terapiadooraculo@gmail.com

Obs: Garantia de anonimato sempre! Sigilo em primeiro lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário