domingo, 26 de fevereiro de 2012

Como ser uma mulher ridícula - 1° ato



1- Mulher metida

Detesto.
Mulher metida é irritante, acha que é o centro do mundo e rotula como "brega", "escroto" e "cafona" qualquer pessoa que não se comporte como ela, que não se  vista como ela ou não pense como ela. Pra ela hippies, rappers, punks ou qualquer outro grupo social irreverente é "ridículo" pelo simples fato de não serem adeptos aos padrões da sociedade ou do ideal premeditado por ela. Geralmente essa raça se acha mais do que é. Grosso modo, come pão com salame e peida caviar.

O ideal é ter pés no chão. Se achamos que somos menos do que de fato somos, isto é, superestimar os defeitos de forma a ofuscar nossas qualidades, mergulhamos em um poço de baixa auto-estima e somos abduzidos por um mórbido complexo de rejeição e inferioridade. O medo de desaprovação cria um bloqueio mental e limita a convivência social da pessoa. Uma mulher de baixa auto-estima está sempre de mal com o cabelo, com o corpo, acha o nariz grande demais, enxerga olheira onde não tem e acha que vai morrer solteira (e se nao sair dessa morre mesmo). Em suma, as críticas sempre ecoam na mente na medida que os elogios passam despercebidos.

Mas deixa esse assunto de lado, vamos voltar a falar das narcisas. As vezes eu acho que 90% dessas pessoas não sabem que são metidas por confundirem esnobismo com segurança. "Não sou metida, sou confiante e segura". Uma coisa não tem relação nenhuma com a outra, eu posso perfeitamente ser uma pessoa confiante sem esnobar ou faltar com educação às pessoas a minha volta. Você não é obrigada a ficar com ninguém, ser amiga de ninguém e nem agradar ninguém mas você não vive sozinha e um dia o desprezo que você usou com alguém pode voltar contra você da pior forma possível.

Imagine-se em uma situação de desprezo que um dia você cometeu. A pessoa que você ama te esnobando, alguém se desfazendo de você em uma entrevista de emprego ou algum professor te humilhando na faculdade. Uma pessoa acostumada a distribuir desdéns certamente terá um choque de realidade muito grande quando a situação se inverter. Por isso, ainda é tempo de devolver aquele sorriso que alguém te deu na rua, responder um "hoje não moço, obrigada" quando algum vendedor de DVDs vier te importunar naquele passeio com os amigos, responder o bom dia do porteiro e trocar meia duzia de palavras antes de dar um fora quando alguém conversar com você em alguma festa.

Normalmente os dois extremos, tanto a insegura como a metida, não têm real noção de quem realmente são. Portanto, o ideal é ter pés no chão, saiba das suas qualidades mas reconheça seus defeitos e limites como pessoa. Quanto maior a altura do salto pior é o tombo.

Atenciosamente, Oráculo.

4 comentários:

  1. Devo discordar do seu texto, se me permite.
    Primeiramente, não acredito em mulher de baixa auto-estima. Isto é mito. Por quê? Você nunca verá uma mulher relacionando - se ( Falo de casos amorosos ) com um homem de menor status social ( A não ser patricinhas que vão pra favela atrás do chefe do morro ou algum ladrão/bandido/marginal perigoso, mas é um outro caso, pra um outro assunto, e são mais raros ). Mulheres não suportam ter de fazer concessões e relacionarem - se com homens mais limitados que elas. Porque simplesmente se superestima, se vêem como algo muito valioso. As mulheres modernas estão num nível narcisista quase insuportável. E são praticamente todas.
    Quando uma mulher é metida com você, ela está dizendo nas entrelinhas que você é pouco pra ela, e sempre num contexto social/sexual (O desejo sexual do sexo oposto aliado á inveja de outras mulheres são os parâmetros de julgamento para melhor ou pior. E elas acreditam que os homens devem ser julgados da mesma forma). Ela é superior á você e sua simples presença, sua simples tentativa de contato/aproximação é um insulto. Vê-te como assexuado, como eunuco, e acha que você deveria inclusive ser mudo pra não incomodar. Aliás, mudo não, gay. assim ela poderia pedir sua opinião sobre roupas e cortes de cabelos e te contar suas aventuras sexuais, enquanto se infla ao ver tua inveja estampada na cara. Rsrsrsrs
    Você nunca verá uma mulher bancar a metida diante de um homem poderoso ( Rico, bonitão, famoso, cafajeste, marginal destacado, e etc. ).
    Nunca. Por quê? Não é pelo homem em si, mas pelo que o mesmo representa num contexto social. É assim que elas nos avaliam. Analisam nossa postura e comportamento masculino inserida num contexto social, e são implacáveis nesta seleção. Tanto faz se você é feio ou bonito, se tiver destaque entre outras mulheres, você fica lindo automaticamente ( Vide Belo, Sertanejos, atores globais com cara de feirante e outros).
    Uma mulher que é arrogante com o operário de chão de fábrica ou com o auxiliar de escritório e não age da mesma forma com um Gerente ou alguém de nível hierárquico superior á ela, não o faz assim por temor á represálias ou ao desemprego, mas sim por o ver de forma socialmente aceitável. É um bom partido. Merece tratamento diferenciado. Observe - as e comprovará isto.
    Quando você vê uma mulher pra baixo é seu ego que está ferido, murcho e precisa de alimento. Nunca a auto-estima. Mulheres se vêem como rainhas, deusas, e não namoram ou relacionam – se com meros mortais, verdadeiros mendigos.

    ResponderExcluir
  2. Pra eu entender melhor a sua concepção de auto-estima, vou exemplificar uma situação do meu cotidiano e gostaria que sintetizasse o fato pra que eu compreenda melhor a sua linha de raciocínio.

    Eis o exemplo:

    tenho uma amiga que é linda, tem uma estatura razoável, cabelo e olhos bonitos e é uma pessoa agradável, simpática e humilde. Em suma, se enquadra muito bem nos padrões de beleza da maioria masculina. A moça não apresenta nenhum defeito desanimador, tanto na forma de se comportar como no aspecto físico. No entanto, vive reclamando que os homens não chegam nela, que não arruma namorado, que se sente pouco valorizada. A questão é, ela tem noção de que é bonita e sociável mas por diversas vezes fica com alguns caras que ela não ficaria se tivesse se sentindo estimada. E pra piorar, as amigas, que não são tão bonitas quanto ela, se dão bem. Se não é baixa auto-estima, o que pode ser?

    Em via disso, me cabe a pergunta: O ponto de convergência da nossa discordância é sobre "auto-estima"? Pois o que você disse no seu comentário é exatamente a postura que eu rejeito no post

    ResponderExcluir
  3. Ah, as belas mulheres e suas reclamações sobre falta de homem no mercado.
    Bom, no meu entendimento, ao qual cheguei após observações tanto em relacionamentos amorosos quanto amigáveis, é de que quando uma mulher reclama da falta de homens, ela o faz por sentir a falta de um determinado perfil de homens. E que perfil seria este? O destacado, bonito, socialmente influente, cobiçado por várias mulheres, com situação financeira estável ou endinheirado, extrovertido e cafajeste. Este é o perfil almejado por todas. Todas mesmo. Mulheres sempre querem um homem desafiador, insensível (Insensibilidade com relação ao apaixonamento á ela. Já reparou que as mulheres se entregam de corpo e alma justamente para os mais desapegados, homens que aparentam não terem sentimentos, que usam e descartam, enquanto que os homens que demonstram carinho, apego, romantismo, interesse e respeito são descartados facilmente, após algum tempo de relacionamento? Ou já de cara quando um amigo de algum tempo que não teve qualquer relação entre ambos e ele se declara?).
    Mulheres precisam exercer sua sexualidade e sensualidade constantemente, sempre estar provando á si mesmas que são objetos de desejo de outros homens (Isto é uma demonstração de poder entre as mulheres, e é uma competição constante. Elas praticamente têm orgasmos quando conseguem atrair a atenção e desejo de vários homens e repeli-los, impiedosamente, caso não se enquadrem no seu perfil de exigências, e quando atraem a atenção do macho alfa, do cafajeste-mor, deliram e se deliciam de forma descarada. Não existe mulher difícil. Elas facilitam ao máximo para homens destacados. Os vêem como troféus, numa disputa de egos com outras mulheres pela atenção do homem em questão. E tanto faz se o sujeito tem bom caráter ou não, elas o querem de qualquer jeito.), mesmo aqueles que não lhe despertem tanto interesse (Sim, elas reclamam da nossa objetificação com relação á seus corpos, mas qual é a tática que usam pra atrair-nos? O corpo e a beleza!).
    Você não citou qual a idade desta tua amiga, e nem seu nível social, mas independente, á um padrão em todas. Quando ela não consegue atrair um homem que ela julga interessante e de maior destaque que as suas rivais, ela baixa seus padrões de exigências, envolvendo-se assim com homens que ela normalmente não daria crédito para relações longas. Por quê? Auto-afirmação. Se não atrai homens do perfil almejado, pelo menos pode mostrar á todas que pode atrair homens medianos e descartá-los á seu bel prazer. É uma forma de demonstrar poder diante de outras mulheres.
    Mas aparentemente ela já está cansada destas relações. Apesar de não ter dito a idade dela, eu diria que já está próximo dela completar seus 30 anos ou mais de 30.
    Talvez as amigas dela atraiam homens mais destacados por terem um comportamento mais promiscuo que ela.
    E talvez ela não esteja chamando a atenção dos homens que queira se relacionar por haver limitações em relação ás mulheres com as quais está concorrendo por tal atenção.
    Então não é baixa auto-estima, mas sim uma crise de escassez.
    É só uma analise superficial, não podendo ser levada á cabo.
    Abraço meu caro.

    ResponderExcluir
  4. Apenas para complementar, a concepção de auto-estima que tenho é a visão de si mesmo e valor que se auto atribui baseado em convicções próprias, alimentadas por influências externas.
    No caso de mulheres, as influências externas vem antes, muito antes das convicções.

    ResponderExcluir