terça-feira, 20 de março de 2012

Quebrando tabus - 3° ato


3- As metades que se completam.

A metade da minha laranja, a tampa da minha panela, dois corações e uma só alma... você me faz sentir completa.

Patético.
Quantas vezes você já se deparou com declaração semelhante? Eu várias.
É muito comum esse tipo de manifestação amorosa. Mas, para clarear a minha linha de raciocínio, eu pergunto: Afinal,  o que vem a ser uma manifestação amorosa?
Nesse contexto, cabe dizer que manifestação amorosa é verbalizar sentimentos, externalizar o que se sente em relação à determinada pessoa.

Inclusive, olhando assim, parece ser algo comovente, olha que coisa bonita... alma, coração, metades que se completam... Entretando,  isso é apenas o eufemismo do atestado de medíocridade e insegurança que você acabou de assinar perante a sua parceira. Isso é música para os ouvidos dela. Agora ela sabe como você se sentiria caso terminassem (um humanóide vazio e sem rumo). E pasme, ela provavelmente usará isso contra você. E quando estiveres em um beco sem saida, vai se perguntar: onde foi que eu errei?

Duas meias laranjas fazem uma laranjada, uma tampa completa uma panela, mas duas metades, melhor, duas meias pessoas não fazem nada. Para um relacionamento dar certo, é preciso duas pessoas inteiras, isto é, duas pessoas dotadas de convicções e opiniões sólidas, duas pessoas firmes e de personalidade formada, em sínteze, dois amantes tenazes. É preciso não precisar. E "precisar" e "amar" são duas coisas diferentes, é plenamente possível amar sem precisar. Como? Estimando a si mesmo, aos próprios valores e príncipios mais do que estima-se a pessoa amada, independentemente de quem ela seja. Só cuidado para a relação não virar uma queda de braço, pessoas imponentes tendem a traçar conflitos de ideias a todo momento.

Então, meu amigo, é como diz aquele provérbio: Se quer cortar uma árvore na metade do tempo, gaste o dobro do tempo afiando o seu machado.
Vá cuidar de você, investir em você e se gostar o suficiente até estar preparado para gostar de outra pessoa. Sinceramente, não sei se é possivel atingir um nivel confiavel de amor próprio sem antes sofrer desilusão amorosa, pois no meu caso, foi pelo caminho mais difícil. Mas por favor, se quer optar pelo empirismo, ao menos exclua essa frase do seu vocabulário.

Atenciosamente, Oráculo.

___________________________________________________________________________

Companheiros e companheiras, desculpe o longo periodo sem posts, estive sem internet por um tempo mas já estou de volta.

terapiadooraculo@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário